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Os impactos ambientais e a velocidade com que a ação antrópica ocorre em todo o planeta são cada vez maiores. O tema “meio ambiente” faz parte do dia-a-dia de todos, entretanto há, ainda, muita desinformação sobre tal assunto entre a comunidade em geral. Faz-se importante que as atividades de educação e conscientização ambiental não sejam realizadas visando apenas os núcleos de estudos e pesquisas dos Centros Universitários, mas também as populações de todos os níveis e classes sociais. Nessa perspectiva, o desenvolvimento da metodologia de trilhas interpretativas em Educação Ambiental torna-se uma forte ferramenta de desenvolvimento e inserção de conhecimentos dentro dos aspectos de preservação e sensibilização ambiental. Trilhas interpretativas são um importante recurso para a abordagem, o questionamento e a reflexão sobre a importância da preservação dos ecossistemas e de seus processos ecológicos em atividades de educação ambiental (SAUL, 2001)
. Essas trilhas permitem aos mais diferentes públicos a observação e a vivência de um conjunto de aspectos, naturais ou não, dos ambientes pelos quais perpassa. A caracterização de trilhas interpretativas para uso em educação ambiental, torna-se assim, uma ferramenta de grande valia em nome da sensibilização e reflexão ambiental, bem como para diversas atividades afins. As trilhas conseguem abordar e pôr em vivência, aspectos substanciais na abordagem de Educação Ambiental – aspectos institucionais, científicos, operacionais e profissionais – (SOUZA, 2000). A caracterização detalhada destas faz-se necessária para a partir de então, estabelecer os trabalhos conceituais e práticos a serem desenvolvidos. Precisam-se conhecer detalhadamente os elementos em conjunto, formadores da trilha.
. Essas trilhas permitem aos mais diferentes públicos a observação e a vivência de um conjunto de aspectos, naturais ou não, dos ambientes pelos quais perpassa. A caracterização de trilhas interpretativas para uso em educação ambiental, torna-se assim, uma ferramenta de grande valia em nome da sensibilização e reflexão ambiental, bem como para diversas atividades afins. As trilhas conseguem abordar e pôr em vivência, aspectos substanciais na abordagem de Educação Ambiental – aspectos institucionais, científicos, operacionais e profissionais – (SOUZA, 2000). A caracterização detalhada destas faz-se necessária para a partir de então, estabelecer os trabalhos conceituais e práticos a serem desenvolvidos. Precisam-se conhecer detalhadamente os elementos em conjunto, formadores da trilha.
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